Ticker

6/recent/ticker-posts

Biografia de Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo, escritor e compositor suíço-francês do período iluminista. Ele é conhecido por suas contribuições para a filosofia política, educação e literatura.

Nascido em Genebra, na Suíça, Rousseau passou sua juventude trabalhando como aprendiz de gravador de relógios e escrevendo música. Em 1742, mudou-se para Paris, onde conheceu filósofos e escritores influentes como Voltaire e Diderot.

Uma de suas obras mais famosas é "O Contrato Social" (1762), onde ele argumenta que a soberania do Estado deve ser baseada na vontade geral do povo e não nas elites governantes. Ele também defendeu a ideia de que os indivíduos têm direitos naturais e que a educação é fundamental para a formação de um indivíduo livre e virtuoso.

Rousseau é conhecido por sua crítica à sociedade e à cultura da época, argumentando que a civilização e a propriedade privada corrompem a natureza humana. Ele é autor da famosa frase "o homem nasce livre, mas está acorrentado em toda parte", referindo-se à opressão e às injustiças da sociedade.

Além de "O Contrato Social", Rousseau escreveu várias outras obras importantes, incluindo "Emílio, ou Da Educação" (1762), onde defendeu uma educação natural e livre de influências sociais corruptoras. Ele também escreveu romances como "Julie, ou A Nova Heloísa" (1761), que se tornou um best-seller na época.

Rousseau morreu em 1778, mas sua obra e suas ideias tiveram uma grande influência no Iluminismo e nas revoluções políticas que ocorreram na Europa e na América nos séculos XVIII e XIX. Ele é considerado um dos principais filósofos políticos da modernidade e um dos fundadores do movimento romântico.

Postar um comentário

0 Comentários