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Piaget

Jean Piaget

 


Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço que se tornou um dos mais influentes teóricos do desenvolvimento infantil. Sua teoria do desenvolvimento cognitivo propõe que as crianças passam por quatro estágios distintos de desenvolvimento cognitivo que são universais e sequenciais.

 

Os quatro estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget são:

 

  1. Estágio sensoriomotor (do nascimento aos 2 anos): Durante esse estágio, as crianças aprendem a coordenar suas ações físicas com suas percepções sensoriais, explorando e experimentando o mundo ao seu redor.

  2. Estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Durante esse estágio, as crianças aprendem a usar símbolos, como palavras e imagens, para representar objetos e eventos. No entanto, eles ainda têm dificuldade em entender a perspectiva dos outros e pensar logicamente.

  3. Estágio operatório concreto (dos 7 aos 11 anos): Durante esse estágio, as crianças começam a pensar logicamente e entender a perspectiva dos outros. Eles podem classificar objetos em categorias e entender conceitos como quantidade e tempo.

  4. Estágio operatório formal (dos 11 anos em diante): Durante esse estágio, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética, e são capazes de raciocinar sobre conceitos complexos, como a moralidade e a política.

A teoria de Piaget enfatiza a importância da experiência e da interação com o ambiente para o desenvolvimento cognitivo, bem como a importância da equilibração cognitiva, ou a busca por equilíbrio entre as estruturas mentais existentes e as novas informações que são encontradas.

Piaget também foi influente em sua abordagem metodológica, enfatizando a importância da observação sistemática e da experimentação para entender o desenvolvimento cognitivo infantil. Ele usou uma série de tarefas simples para avaliar a compreensão das crianças sobre conceitos como quantidade, tempo e espaço.

Em resumo, Jean Piaget foi um psicólogo suíço que desenvolveu uma teoria do desenvolvimento cognitivo que enfatiza a importância da experiência e da interação com o ambiente, bem como a importância da equilibração cognitiva, em que as crianças procuram equilibrar suas estruturas mentais existentes com novas informações encontradas. Seus quatro estágios do desenvolvimento cognitivo são amplamente estudados e influenciaram significativamente a educação infantil e a psicologia do desenvolvimento.

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