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Vygotsky

A teoria de Vygotsky

 


A teoria de Vygotsky, também conhecida como teoria sociocultural, é uma abordagem da psicologia que enfatiza a importância do ambiente social e cultural na formação do desenvolvimento cognitivo humano. Lev Vygotsky (1896-1934), psicólogo e filósofo russo, é considerado o pai da teoria sociocultural.

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo humano não é simplesmente um processo de maturação biológica, mas é fortemente influenciado pelo ambiente cultural e social no qual a criança está imersa. Ele enfatizou a importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo, argumentando que a aprendizagem ocorre por meio da interação com outras pessoas e por meio da linguagem.

Vygotsky propôs a ideia de que as crianças aprendem primeiro socialmente, interagindo com outras pessoas e aprendendo a partir daí. À medida que a criança aprende, o conhecimento é internalizado, e então a criança é capaz de usá-lo independentemente. Esse processo é conhecido como internalização.

A teoria de Vygotsky também enfatiza a importância da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com ajuda. Vygotsky argumentou que a aprendizagem ocorre com mais eficácia quando a criança está na sua ZDP, recebendo ajuda e orientação de um tutor ou um professor.

Em resumo, a teoria de Vygotsky enfatiza a importância do ambiente social e cultural na formação do desenvolvimento cognitivo humano, com a aprendizagem ocorrendo por meio da interação social e da linguagem, e a internalização do conhecimento acontecendo por meio desse processo de aprendizagem. A ZDP é um conceito chave na teoria de Vygotsky, destacando a importância de fornecer ajuda e orientação às crianças enquanto elas estão aprendendo.

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