Ticker

6/recent/ticker-posts

Biografia de René Descartes

 


René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês, considerado um dos fundadores do pensamento moderno. Ele nasceu em La Haye, França, e estudou em várias instituições de ensino antes de se tornar um filósofo autodidata.

Descartes é mais conhecido por seu famoso argumento "Cogito, ergo sum" ("Eu penso, logo existo"), que é considerado um dos fundamentos da filosofia moderna. Ele argumentava que a única coisa que podemos ter certeza é que existimos, porque estamos pensando. Descartes acreditava que a filosofia deveria ser baseada na razão e na evidência empírica, e não na tradição ou na autoridade.

Além de suas contribuições para a filosofia, Descartes também teve uma grande influência na matemática. Ele desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas, que é usado para representar pontos e formas geométricas em um plano. Descartes também foi um dos primeiros a usar a álgebra na geometria, unificando essas duas áreas da matemática.

Descartes escreveu várias obras importantes durante sua vida, incluindo "Discurso sobre o Método" (1637), onde apresenta seu famoso argumento do "Cogito"; "Meditações sobre a Filosofia Primeira" (1641), onde explora suas ideias sobre a existência e a natureza da realidade; e "Princípios da Filosofia" (1644), onde apresenta uma visão sistemática de sua filosofia.

A filosofia de Descartes teve uma grande influência no desenvolvimento da filosofia moderna e continua a ser estudada e discutida até hoje. Seus métodos racionais e suas ideias sobre a natureza da realidade e do conhecimento foram fundamentais para o surgimento do Iluminismo e para o desenvolvimento da ciência moderna.

Postar um comentário

0 Comentários