O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma gerenciada pelo Ministério da Educação do Brasil que permite o acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior do país por meio da nota obtida pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e os estudantes podem se inscrever gratuitamente e concorrer às vagas disponíveis nas universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais.
Durante o período de inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de curso e instituição, e o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a nota do Enem e as eventuais ponderações aplicadas pelas instituições.
Ao final do processo, os candidatos selecionados têm um prazo para realizar a matrícula na instituição em que foram aprovados. Caso haja vagas remanescentes, essas são disponibilizadas para os candidatos que se inscreveram no Sisu e que não foram selecionados nas primeiras chamadas.
0 Comentários