Ticker

6/recent/ticker-posts

O que é a PEDAGOGIA TRADICIONAL?

 


A pedagogia tradicional é um modelo de ensino que se originou na Europa no século XVIII e XIX e foi amplamente utilizado em todo o mundo durante grande parte do século XX. Essa abordagem de ensino enfatiza a transmissão de conhecimentos pelos professores aos alunos, que são considerados como recipientes passivos de informação.

Na pedagogia tradicional, o professor é a figura central do processo educativo, e sua autoridade é inquestionável. O aluno é visto como um receptor passivo de informações e é esperado que ele aprenda de forma passiva, ouvindo e memorizando o que o professor diz.

O ensino é baseado principalmente na transmissão de informações, com o professor usando palestras, livros didáticos e exercícios escritos para ensinar aos alunos. A ênfase está na memorização e repetição de fatos e fórmulas, com pouco espaço para a reflexão, a crítica ou a participação ativa dos alunos.

A pedagogia tradicional também se preocupa em estabelecer um ambiente disciplinado na sala de aula, com regras rígidas e uma hierarquia clara entre professor e aluno. O objetivo principal é a transmissão de um conjunto de conhecimentos considerados essenciais para a formação dos alunos.

Apesar de ter sido amplamente criticada por muitos educadores, a pedagogia tradicional ainda é utilizada em muitas escolas e universidades em todo o mundo.

Postar um comentário

0 Comentários