ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO
Para Piaget, o processo de adaptação cognitiva ocorre por meio de dois mecanismos: assimilação e acomodação.
Assimilação é o processo pelo qual as pessoas incorporam novas informações em suas estruturas mentais existentes, interpretando e entendendo novas informações à luz de seus esquemas cognitivos pré-existentes. Por exemplo, uma criança pode assimilar um novo objeto em sua compreensão do mundo, interpretando-o em termos de suas experiências prévias com objetos semelhantes.
Acomodação, por outro lado, é o processo pelo qual as pessoas ajustam suas estruturas mentais existentes para incorporar novas informações. Isso ocorre quando as novas informações não podem ser assimiladas completamente em um esquema cognitivo existente, e é necessário modificar o esquema cognitivo existente para acomodar a nova informação. Por exemplo, uma criança pode precisar acomodar seu esquema cognitivo para compreender um objeto completamente novo que não se encaixa em nenhum esquema cognitivo existente.
Assimilação e acomodação trabalham juntos no processo de equilibração cognitiva, que é a busca da criança por equilibrar suas estruturas mentais existentes com novas informações encontradas. O processo de equilibração cognitiva envolve a assimilação de novas informações e a acomodação das estruturas mentais existentes para incorporar essas novas informações. Quando uma criança encontra informações que não podem ser assimiladas em um esquema cognitivo existente, ela é levada a acomodar sua estrutura mental para incorporar essas novas informações, levando a um processo de equilibração cognitiva.
Em resumo, para Piaget, o processo de adaptação cognitiva ocorre por meio de dois mecanismos interdependentes, assimilação e acomodação, que trabalham juntos no processo de equilibração cognitiva, que é a busca da criança por equilibrar suas estruturas mentais existentes com novas informações encontradas.
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