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A Pedagogia Cognitiva de Paul Ausubel: Construindo Aprendizagem Significativa




Introdução:


A forma como aprendemos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento. A pedagogia cognitiva, especialmente a teoria da aprendizagem significativa de Paul Ausubel, oferece uma abordagem inovadora para aprimorar a aquisição de conhecimento. Neste artigo, exploraremos os principais conceitos da pedagogia cognitiva de Ausubel e como eles podem revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos.


Construindo Conhecimento Significativo:


Ausubel argumenta que a aprendizagem significativa ocorre quando somos capazes de relacionar novas informações com nosso conhecimento prévio de maneira não-arbitrária. Em vez de depender da repetição e memorização mecânica, a aprendizagem significativa se baseia na compreensão e na organização do conhecimento. Isso significa que os educadores devem se concentrar em ajudar os alunos a estabelecer conexões entre os novos conceitos e ideias que estão sendo apresentados e o que eles já sabem.


Organizadores Prévios: Construindo uma Estrutura Cognitiva:

Uma ferramenta valiosa na pedagogia cognitiva de Ausubel é o uso de organizadores prévios. Esses organizadores são estruturas ou esquemas que fornecem uma base cognitiva para o novo material. Eles destacam as ideias principais e as relações relevantes entre os conceitos, fornecendo uma âncora para a assimilação do conhecimento. Os organizadores prévios permitem que os alunos construam pontes entre o que já sabem e o que estão aprendendo, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e duradouro.


Apresentação Clara e Organizada:

Outro aspecto essencial da pedagogia cognitiva de Ausubel é a importância da apresentação clara e organizada do material instrucional. Ausubel enfatiza que a aprendizagem significativa é facilitada quando as informações são apresentadas de maneira lógica, sequencial e progressiva. A estrutura do conteúdo deve seguir uma ordem que permita aos alunos construir gradualmente seus conhecimentos, com cada novo conceito se baseando no anterior. Isso ajuda os estudantes a criar uma imagem coerente e compreensível do assunto em questão.


Motivação Intrínseca e Relevância:


Ausubel ressalta que a motivação e o engajamento dos alunos são cruciais para a aprendizagem significativa. Ele enfatiza que os educadores devem tornar o conteúdo relevante e aplicável à vida dos estudantes, despertando sua motivação intrínseca. Quando os alunos percebem a importância do que estão aprendendo e como isso se relaciona com suas vidas, eles se tornam mais engajados e motivados para explorar e construir conhecimento de forma mais profunda.


Conclusão:

A pedagogia cognitiva de Paul Ausubel oferece uma abordagem poderosa para aprimorar a aprendizagem significativa. Ao enfatizar a construção de conexões entre o conhecimento prévio e as novas informações, o uso de organizadores prévios, a apresentação clara e organizada do conteúdo, e a promoção da motivação intrínseca, essa abordagem pode transformar a maneira como ensinamos e aprendemos. Incorporar esses princípios em nossas práticas educacionais pode resultar em uma aquisição de conhecimento mais profunda, duradoura e significativa para os alunos.



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