Ana Teberosky (1939-2019) foi uma psicóloga e pesquisadora espanhola, nascida em Barcelona. Ela é conhecida por suas contribuições no campo da psicologia da educação, em especial, no estudo da aquisição da linguagem escrita pelas crianças.
Teberosky formou-se em Psicologia pela Universidade de Barcelona e, posteriormente, obteve um doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade Autônoma de Madri. Ela trabalhou como professora e pesquisadora em diversas instituições de ensino superior na Espanha, Argentina e Estados Unidos.
Juntamente com EmÃlia Ferreiro, Teberosky desenvolveu a Teoria da Psicogênese da LÃngua Escrita, que defende que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita a partir de suas próprias experiências, observações e tentativas, e que a alfabetização deve levar em conta essas hipóteses. Essa teoria foi apresentada em sua obra "Los procesos de lectura y escritura: bases para una educación liberadora" (1979).
Além de sua colaboração com Ferreiro, Teberosky publicou diversas obras importantes no campo da psicologia da educação, incluindo "Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista" (1982), "Compreensão leitora" (1999) e "A educação em valores" (2001).
Ana Teberosky é reconhecida como uma das mais importantes pesquisadoras da área de psicologia da educação e sua obra tem sido fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno e na compreensão das suas capacidades e processos de aprendizagem.
0 Comentários