Ticker

6/recent/ticker-posts

Quem foi B. F. Skinner?

 


B. F. Skinner (1904-1990) foi um psicólogo e escritor americano, considerado um dos principais teóricos do behaviorismo, uma teoria que enfatiza a importância do comportamento observável e mensurável como objeto de estudo da psicologia.

Skinner estudou psicologia na Universidade de Harvard e, posteriormente, lecionou na Universidade de Minnesota e na Universidade de Indiana. Em seus estudos, ele se interessou em compreender como o ambiente influencia o comportamento humano.

Uma de suas principais contribuições foi a teoria do condicionamento operante, que propõe que o comportamento humano é moldado pelas consequências que ele gera. Em outras palavras, quando um comportamento é seguido por uma consequência positiva, como uma recompensa, ele tende a ser repetido. Já quando é seguido por uma consequência negativa, como uma punição, ele tende a ser inibido.

Skinner também desenvolveu o conceito de reforço, que consiste em um estímulo que aumenta a probabilidade de um comportamento ser repetido, e o conceito de punição, que consiste em um estímulo que diminui a probabilidade de um comportamento ser repetido.

Além de suas contribuições na psicologia, Skinner também foi um ativista social e defensor da educação baseada na ciência e na tecnologia. Ele defendia a ideia de que o comportamento humano pode ser modificado através do planejamento e do controle ambiental, e suas teorias influenciaram áreas como a educação, a administração e a tecnologia.

As ideias de Skinner geraram debates e críticas em relação a questões éticas e de livre-arbítrio, mas sua influência na psicologia e em outras áreas do conhecimento continua presente atualmente. Entre suas obras mais conhecidas estão "Walden Two" (1948) e "Beyond Freedom and Dignity" (1971).

Postar um comentário

0 Comentários