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Célestin Freinet

 


Célestin Freinet foi um educador e pedagogo francês que nasceu em 15 de outubro de 1896, em Gars, na região da Provença, e faleceu em 8 de outubro de 1966, em Vence, na França.

Freinet nasceu em uma família de agricultores e começou a trabalhar como professor primário em 1915. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi capturado pelos alemães e ficou preso por vários anos. Após sua libertação, em 1919, ele voltou a trabalhar como professor e se engajou no movimento sindicalista de professores da França.

A partir dos anos 1920, Freinet começou a desenvolver uma nova abordagem pedagógica baseada na experiência, na expressão e na cooperação. Ele criou um conjunto de técnicas e métodos que ficou conhecido como a "Pedagogia Freinet", que buscava tornar o ensino mais eficaz e relevante para a vida dos alunos.

Entre as principais técnicas desenvolvidas por Freinet, destacam-se a imprensa escolar, a correspondência interclasse, a pesquisa documental, as atividades de produção e a educação integral. Ele também defendia a formação de cooperativas escolares e a participação dos alunos na gestão da escola.

Em 1924, Freinet fundou a primeira escola de ensino primário com base na sua pedagogia, em Bar-sur-Loup, na França. Ele também criou a revista "La Gerbe", que se tornou o órgão oficial do movimento Freinet. A partir da década de 1930, a Pedagogia Freinet começou a se difundir em diversos países da Europa e da América Latina.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Freinet se engajou na resistência francesa contra o nazismo e foi preso pelos alemães em 1943. Ele conseguiu escapar da prisão e se refugiou na Suíça, onde continuou a desenvolver sua pedagogia.

Após a guerra, Freinet voltou à França e fundou o Instituto Cooperativo da Escola Moderna (ICEM), que se tornou uma referência mundial em pedagogia progressista. Ele continuou a publicar livros e artigos sobre educação e participou de diversos congressos e conferências internacionais. Freinet faleceu em 1966, deixando um legado de inovação e compromisso com uma educação mais democrática e participativa.

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