Ticker

6/recent/ticker-posts

Johann Friedrich Herbart

 


Johann Friedrich Herbart (1776-1841) foi um filósofo, pedagogo e psicólogo alemão, considerado um dos precursores da psicologia educacional. Ele nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em 4 de maio de 1776, e morreu em Göttingen, em 14 de agosto de 1841.

Herbart estudou filosofia e matemática na Universidade de Jena, onde se tornou discípulo do filósofo Johann Gottlieb Fichte. Em 1802, ele se tornou professor de filosofia na Universidade de Göttingen, onde permaneceu até o fim da vida.

A principal contribuição de Herbart para a educação foi a sua teoria da instrução, que propunha uma abordagem científica para o processo de ensino-aprendizagem. Ele acreditava que a educação deveria ser baseada em um sistema de instrução que permitisse ao aluno adquirir conhecimentos e habilidades de forma gradual e sistemática.

Segundo a teoria de Herbart, a instrução deveria ser organizada em torno de cinco etapas: preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação. Ele também defendia a importância da motivação na aprendizagem e propunha um método de ensino baseado em diálogos entre o professor e o aluno.

Herbart também foi um dos primeiros a defender a importância da psicologia na educação. Ele desenvolveu uma teoria psicológica baseada na ideia de que a mente humana é composta por elementos simples e que a aprendizagem ocorre por meio da associação desses elementos. Essa teoria influenciou o desenvolvimento da psicologia educacional e da pedagogia experimental.

Além de suas contribuições para a educação, Herbart também fez importantes contribuições para a filosofia, especialmente no que se refere à ética e à estética. Ele foi um dos primeiros a defender a ideia de que a educação deveria ser voltada para o desenvolvimento da personalidade e da moralidade dos indivíduos.

Postar um comentário

0 Comentários